Certificações

Certificações

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

EM

Bem-Estar Subjetivo (BES)


CENÁRIO ATUAL:

Atualmente, a recuperação da qualidade de vida e do bem-estar são as maiores preocupações de todos, como também as condições e os mecanismos internos que promovem o Bem-Estar Subjetivo (BES). Sabemos que todos os projetos de qualidade de vida, encaminhados a partir da década de 70, serviram de estímulo e propulsão para todos os projetos de Bem-Estar e Felicidade que existem hoje em dia.

Costumamos dizer, nos projetos de realizamos, que a era do bem-estar é a segunda onda a partir da era da qualidade de vida.

Ao contrário do que muitos acreditam, o Bem-estar não significa a ausência de doença ou sintomas. A partir do Continuum de Bem-Estar podemos observar que o Bem-estar é um processo, e não um estado estático; o que existe são graus de doença e de Bem-estar.

Illness-Wellness Continuum

A adoção de comportamentos que deslocam o indivíduo do ponto neutro em direção à esquerda levam a um agravamento progressivo do seu estado de saúde, enquanto a adoção de comportamentos que desbloqueiam esse indivíduo do ponto neutro em direção à direita levam a um aumento progressivo dos níveis de bem-estar e saúde.

O Paradigma do Tratamento pode fazer com que o indivíduo retorne ao ponto neutro (ausência de sinais ou de sintomas e doença), enquanto o Paradigma do Wellness pode fazer com que o indivíduo alcance níveis elevados de bem-estar a partir de qualquer ponto da figura.

O Programa de Bem-estar Subjetivo (PBS) é justamente o processo que acelera a realização de mudanças comportamentais duradouras para alcançar níveis elevados de bem-estar e saúde, através de metas individuais de estilo de vida. Combina conhecimentos de Neurociência, Psicologia Positiva e Práticas de Bem-estar, trabalhando competências comportamentais e a área de promoção da saúde e bem-estar, focando nos potenciais de cada indivíduo e diminuindo as possibilidades de recaída.

Todo o Bem-Estar Subjetivo (BES) está relacionado às crenças, metas e valores adotados por cada indivíduo que, cada vez mais, integralizam suas necessidades nas dimensões pessoais, profissionais e sociais.

Entendemos que aquilo que ocorre dentro das empresas, é um reflexo da sociedade, se vivemos momentos conturbados na economia e na sociedade, isso tem reflexos e consequências no dia-a-dia das pessoas, seja em casa, no trabalho ou na sociedade.

Assim, os estudos sobre o Bem-Estar Subjetivo (BES) servem de fontes de informação que contribuem para políticas públicas e índices de Bem-estar, como por exemplo, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o Modelo FIB (Felicidade Interna Bruta). Tais modelos, hoje, indicam os futuros caminhos do Bem-Estar Subjetivo (BES).

OBJETIVO DO CURSO:
Oferecer uma formação profissional especializada em Bem-Estar Subjetivo (BES) para aprimorar a formação do profissional, aprofundar a capacidade de reflexão e práticas em Bem-estar, nos aspectos biopsicossociais do indivíduo.

BENEFÍCIOS DO CURSO:
Aumentar as oportunidades dos profissionais, a diferenciação para maior contratação e a rentabilidade dos processos de atendimento dos participantes da formação.

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais de: saúde, bem-estar, reabilitação, fitness, esportes, fisioterapias, coaching e mentoring.

Profissionais envolvidos com Projetos de Medicina do Trabalho, Qualidade de Vida, Terapias, Psicoterapias ou atividades laborais. Líderes e gestores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (06 MÓDULOS):

Módulo I
A estrutura da Formação
1.Definições importantes
2.Escolas Instrumentais x Escolas Reflexivas
3.As competências do Coach (by ICF) e o Perfil do Coach
4.As Competências para Bem-Estar Subjetivo (BES)
5.Diferenças entre Coaching e Mentoring
6.Código de Ética e Conduta
7.Dinâmicas e práticas

Módulo II
Diversos modelos de atuação em Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Consciência e Escolha
2.O processo de Coaching de Bem-estar
3.Follow up e To Do
4.A importância do Feedback
5.As variáveis críticas do Paradigma do Bem-Estar Subjetivo (BES)
6.A longevidade e as “Blue-Zones”
7.Dinâmicas e práticas

Módulo III
O Jogo Interior aplicado ao Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.O Bem-Estar e o Jogo Interior
2.P = p – i
3.Self1 e Self2
4.Missão e Propósito
5.SWOT Pessoal
6.Ganhos e Perdas
7.Dinâmicas e práticas

Módulo IV
Os 4 pilares do Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Consciência, Conexões, Crenças e Compaixão
2.O estado de presença, mobilidade e prioridades
3.O Bem-Estar e as crenças
4.Identificação de Valores
5.Dinâmicas e práticas

Módulo V
Ferramentas aplicadas ao Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Assessments e Mapeamentos
2.Pentáculo do Bem-Estar
3.As diversas Rodas da Saúde e do Bem-Estar
4.Campos de Forças, Sonhos e Ensaio Mental
5.Controle dos Estados Emocionais e Âncoras
6.Dinâmicas e práticas

Módulo VI
Dimensões do Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Corporal, Emocional, Ocupacional, Intelectual, Social e Espiritual
2.Alimentação, Sono, Movimento e Respiração
3.Controles para o Bem-Estar (Ansiedade, Estresse, Medo e Raiva)
4.Relaxamento e Meditação
5.Dinâmicas e práticas

CARGA HORÁRIA:

APRENDIZAGEM DIGITAL – 60 horas

ATIVIDADES DIRIGIDAS – 30 horas

APLICAÇÕES PRÁTICAS – 30 horas

TOTAL: 120 horas

PLATAFORMA DIGITAL PRÓPRIA PARA ACOMPANHAMENTO E APOIO AO LONGO DA APRENDIZAGEM

INVESTIMENTO: R$ 2.980,00 à vista ou até 10 parcelas (PagSeguro)

COMPRE JÁ!


Novidades

Confira as últimas novidades da SBWCoaching.

  • 11 Dicas para estimular a prática de exercícios
    11 Dicas para estimular a prática de exercícios

    Praticar exercícios é sabidamente um importante hábito para melhorar a qualidade de vida e saúde em geral. Um estudo recentemente publicado no The Lancet mostrou que o sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto fumar, representando a causa de 9% de todas as mortes anuais no......

  • 11 Dicas para melhorar a qualidade do seu sono
    11 Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

    Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 40% da população mundial têm algum problema com o sono. Se você estiver apresentando irritação, falta de concentração, ansiedade ou excesso de sonolência, pode ser um alerta. O que você faz ou não faz do amanhecer......

  • 13 Dicas para uma vida menos estressante
    13 Dicas para uma vida menos estressante

    Como visto nessa postagem aqui, o estresse crônico pode ter efeitos nocivos para a nossa saúde. Sabemos também que dificilmente teremos uma vida livre de estresse (que dependendo da dose e da situação, são até necessários), mas viver ou não refém desse estresse é uma......

  • 13 Maneiras de se manter na dieta mesmo jantando fora
    13 Maneiras de se manter na dieta mesmo jantando fora

    Sair para jantar é um hábito cada vez mais comum, porém é um dos grandes inimigos da dieta, como vimos aqui. Mas o que fazer para permanecer saudável, parar de jantar fora? Pedir apenas vegetais? É possível ir a um restaurante e comer de maneira......