FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EM
Bem-Estar Subjetivo (BES)
CENÁRIO ATUAL:
Atualmente, a recuperação da qualidade de vida e do bem-estar são as maiores preocupações de todos, como também as condições e os mecanismos internos que promovem o Bem-Estar Subjetivo (BES). Sabemos que todos os projetos de qualidade de vida, encaminhados a partir da década de 70, serviram de estímulo e propulsão para todos os projetos de Bem-Estar e Felicidade que existem hoje em dia.
Costumamos dizer, nos projetos de realizamos, que a era do bem-estar é a segunda onda a partir da era da qualidade de vida.
Ao contrário do que muitos acreditam, o Bem-estar não significa a ausência de doença ou sintomas. A partir do Continuum de Bem-Estar podemos observar que o Bem-estar é um processo, e não um estado estático; o que existe são graus de doença e de Bem-estar.
A adoção de comportamentos que deslocam o indivíduo do ponto neutro em direção à esquerda levam a um agravamento progressivo do seu estado de saúde, enquanto a adoção de comportamentos que desbloqueiam esse indivíduo do ponto neutro em direção à direita levam a um aumento progressivo dos níveis de bem-estar e saúde.
O Paradigma do Tratamento pode fazer com que o indivíduo retorne ao ponto neutro (ausência de sinais ou de sintomas e doença), enquanto o Paradigma do Wellness pode fazer com que o indivíduo alcance níveis elevados de bem-estar a partir de qualquer ponto da figura.
O Programa de Bem-estar Subjetivo (PBS) é justamente o processo que acelera a realização de mudanças comportamentais duradouras para alcançar níveis elevados de bem-estar e saúde, através de metas individuais de estilo de vida. Combina conhecimentos de Neurociência, Psicologia Positiva e Práticas de Bem-estar, trabalhando competências comportamentais e a área de promoção da saúde e bem-estar, focando nos potenciais de cada indivíduo e diminuindo as possibilidades de recaída.
Todo o Bem-Estar Subjetivo (BES) está relacionado às crenças, metas e valores adotados por cada indivíduo que, cada vez mais, integralizam suas necessidades nas dimensões pessoais, profissionais e sociais.
Entendemos que aquilo que ocorre dentro das empresas, é um reflexo da sociedade, se vivemos momentos conturbados na economia e na sociedade, isso tem reflexos e consequências no dia-a-dia das pessoas, seja em casa, no trabalho ou na sociedade.
Assim, os estudos sobre o Bem-Estar Subjetivo (BES) servem de fontes de informação que contribuem para políticas públicas e índices de Bem-estar, como por exemplo, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o Modelo FIB (Felicidade Interna Bruta). Tais modelos, hoje, indicam os futuros caminhos do Bem-Estar Subjetivo (BES).
OBJETIVO DO CURSO:
Oferecer uma formação profissional especializada em Bem-Estar Subjetivo (BES) para aprimorar a formação do profissional, aprofundar a capacidade de reflexão e práticas em Bem-estar, nos aspectos biopsicossociais do indivíduo.
BENEFÍCIOS DO CURSO:
Aumentar as oportunidades dos profissionais, a diferenciação para maior contratação e a rentabilidade dos processos de atendimento dos participantes da formação.
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais de: saúde, bem-estar, reabilitação, fitness, esportes, fisioterapias, coaching e mentoring.
Profissionais envolvidos com Projetos de Medicina do Trabalho, Qualidade de Vida, Terapias, Psicoterapias ou atividades laborais. Líderes e gestores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (06 MÓDULOS):
Módulo I
A estrutura da Formação
1.Definições importantes
2.Escolas Instrumentais x Escolas Reflexivas
3.As competências do Coach (by ICF) e o Perfil do Coach
4.As Competências para Bem-Estar Subjetivo (BES)
5.Diferenças entre Coaching e Mentoring
6.Código de Ética e Conduta
7.Dinâmicas e práticas
Módulo II
Diversos modelos de atuação em Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Consciência e Escolha
2.O processo de Coaching de Bem-estar
3.Follow up e To Do
4.A importância do Feedback
5.As variáveis críticas do Paradigma do Bem-Estar Subjetivo (BES)
6.A longevidade e as “Blue-Zones”
7.Dinâmicas e práticas
Módulo III
O Jogo Interior aplicado ao Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.O Bem-Estar e o Jogo Interior
2.P = p – i
3.Self1 e Self2
4.Missão e Propósito
5.SWOT Pessoal
6.Ganhos e Perdas
7.Dinâmicas e práticas
Módulo IV
Os 4 pilares do Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Consciência, Conexões, Crenças e Compaixão
2.O estado de presença, mobilidade e prioridades
3.O Bem-Estar e as crenças
4.Identificação de Valores
5.Dinâmicas e práticas
Módulo V
Ferramentas aplicadas ao Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Assessments e Mapeamentos
2.Pentáculo do Bem-Estar
3.As diversas Rodas da Saúde e do Bem-Estar
4.Campos de Forças, Sonhos e Ensaio Mental
5.Controle dos Estados Emocionais e Âncoras
6.Dinâmicas e práticas
Módulo VI
Dimensões do Bem-Estar Subjetivo (BES)
1.Corporal, Emocional, Ocupacional, Intelectual, Social e Espiritual
2.Alimentação, Sono, Movimento e Respiração
3.Controles para o Bem-Estar (Ansiedade, Estresse, Medo e Raiva)
4.Relaxamento e Meditação
5.Dinâmicas e práticas
CARGA HORÁRIA:
APRENDIZAGEM DIGITAL – 60 horas
ATIVIDADES DIRIGIDAS – 30 horas
APLICAÇÕES PRÁTICAS – 30 horas
TOTAL: 120 horas
PLATAFORMA DIGITAL PRÓPRIA PARA ACOMPANHAMENTO E APOIO AO LONGO DA APRENDIZAGEM
INVESTIMENTO: R$ 2.980,00 à vista ou até 10 parcelas (PagSeguro)