Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar?

20 ago Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar?

Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar?

Quando as pessoas param de fumar, experimentam diversos benefícios como: se sentir com mais energia, mais alerta, respirar mais facilmente e melhorar as sensações do paladar e olfato. Por outro lado, aproximadamente 25% dos fumantes ganham peso quando param de fumar. Na maioria dos casos, pode-se facilmente evitar o aumento de peso se houver um planejamento anterior.

Para alguns, um esforço extra será necessário, porque talvez haja necessidade de comer menos e/ou exercitar-se mais depois de parar de fumar. O ponto mais importante é planejar. Conhecer os motivos do ganho de peso pode ajudá-lo a planejar com antecedência as formas de evitá-lo, mas vale ressaltar que os benefícios que parar de fumar trazem para a saúde superam o risco de engordar.

1. Alguns fumantes sentem necessidade de colocar algo na boca para substituir o cigarro. Para ajudar nesses momentos, você poderá chupar gelo, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. E não fique parado – converse com um amigo, exercite-se, faça algo diferente que distraia sua atenção.

2. Alguns fumantes decidem se presentear deliberadamente, permitindo comidas extras e doces como um prêmio por parar de fumar. Além de fazer mais exercícios físicos, sob orientação profissional, escolha um prêmio que não seja comida para se presentear por ter parado de fumar.

3. Para alguns indivíduos, o paladar melhora e o desejo de comer aumenta. Preste atenção à sua alimentação, acrescentando alimentos com poucas calorias, incluindo grande quantidade e variedade de vegetais crus, frutas, legumes e verduras. Além disso, faça mais exercícios físicos, sob orientação profissional.

4. A saúde, em geral, vai melhorar e, por essa razão, você poderá ter um apetite melhor. Mais uma vez, prestar atenção à sua alimentação e gastar mais calorias através de exercícios físicos parece ser uma excelente alternativa.

5. Uma pequena percentagem de novos ex-fumantes pode ter mudanças no metabolismo suficientes para levar ao ganho de peso, mesmo sem comer mais. Procure orientação médica e aumente o seu nível de atividade física.

Convém lembrar que normalmente fumantes são mais magros devido a um desgaste energético nocivo ao organismo, provocado por modificações no metabolismo, como mudanças do ritmo cardíaco. Este desgaste é visível observando-se gestantes cujos bebês têm uma perda média de 200 a 300 gramas em relação ao bebês de mães que não fumam, além de altos índices de aborto.

Fazer dieta e parar de fumar ao mesmo tempo pode ser duro demais para qualquer ser humano. Concentre-se em uma coisa de cada vez. O ganho de peso pode ser controlado e voltará ao normal depois de passadas as crises de abstinência. Fazer mais exercício físico parece ser a melhor opção, e vai ajudar ainda a manter o seus níveis de estresse e ansiedade mais baixos revertendo o ciclo de ansiedade e ingestão de alimentos.

Além disso, discuta o estresse de parar de fumar tanto com seu grupo de apoio quanto com seus familiares e amigos. É normal pedir apoio às pessoas nesse e em outros momentos difíceis da vida. Pedir apoio não diminui o significado de que você, apesar de tudo, está parando de fumar e se tornando um ex-fumante de sucesso. Sinta-se orgulhoso por ter parado de fumar e lembre-se: bem-estar é uma questão de FEH – Foco, Equilíbrio e Harmonia!

Nathalie Gonzalez

Nathalie Gonzalez é Educadora Física e certificada internacionalmente em Wellness & Health Coaching

Fontes:

Manual pare de fumar – SUS

Quer parar de fumar?

Parar de fumar engorda?

Veja Também

  • A importância de uma boa autoestimaA importância de uma boa autoestima Ter uma boa autoestima é fundamental para a nossa harmonia interior.  A pessoa de baixa autoestima não é livre, está sempre acorrentada à insatisfação com ela mesma e aos limites que […]
  • 11 Dicas para estimular a prática de exercícios11 Dicas para estimular a prática de exercícios Praticar exercícios é sabidamente um importante hábito para melhorar a qualidade de vida e saúde em geral. Um estudo recentemente publicado no The Lancet mostrou que o sedentarismo […]
  • Meditação Benefícios físicos e mentaisMeditação: Benefícios físicos e mentais A meditação é uma poderosa ferramenta interna, que temos ao nosso dispor, para conseguirmos transformações maravilhosas em nossa vida. Através da prática diária da meditação, […]

Comentários