Toda rotina tem a sua beleza | SBWC | Formações e Certificações
771
post-template-default,single,single-post,postid-771,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
 

Toda rotina tem a sua beleza

Toda rotina tem a sua beleza

08 ago Toda rotina tem a sua beleza

Toda rotina tem a sua beleza

Mal vista, mal interpretada, mal falada, muitas vezes usada como sinônimo de tédio e mesmice, a rotina foi e continua sendo condenada por muita gente.

Será que a palavra “rotina” virou palavrão? A grande culpada pelo estresse e pelas frustrações do nosso dia-a-dia? Não consigo imaginar numa briga alguém dizendo: “Saia já daqui, seu filho da Rotina!”, ou então um: “Ah, não enche! Vá à Rotina!”. Você consegue?

O fato é que a rotina tem suas funções. Enquanto muitos insistem em não ver nenhum benefício nela, alguns já assumem o potencial que ela tem de auxiliar na realização de mudanças mais duradouras de estilo de vida e no alcance de outras metas.

Segundo Maria Helena Saleme, psicanalista do instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo, “A rotina é como um eixo que nos estrutura. É ela quem dá a dimensão de nossas ações e aponta possibilidades de transformação”. Em outras palavras, é um ponto de apoio que nos dá segurança, ajuda na criação da visão do ponto onde estamos e onde queremos chegar.

O papel da rotina é colaborar para que tudo saia conforme o planejado, ou próximo disso. Por isso é importante se aliar a ela e reconhecer o seu valor. Criar uma rotina a favor de você mesmo, de acordo com seus objetivos e metas, poderá lhe trazer ótimos resultados.

Sabe aquela sensação de tédio e mesmice citada no inicio do texto? Quantos de nós já não sentiu isso em algum momento da vida?

“O que cria a sensação de que os dias são sempre iguais e tediosos não é a repetição que vem de fora, mas a rotina interior. É o medo de ousar e a tendência de olhar as coisas usando sempre a mesma lente”, conclui Maria Helena. O problema real está na forma como encaramos a nossa rotina. O olhar que temos dela.

A rotina se faz importante desde o inicio da nossa vida. A criança extrai conceitos temporais de sua experiência diária com eventos. As sequências lógica e temporal desses eventos ajudam na construção de noções de ordem, simultaneidade e duração. Vivenciar rotinas em seu dia-a-dia auxilia a prever o futuro e contar o passado, na medida em que servem de esqueleto para estruturar suas experiências. Dessa forma, as rotinas permitem que a criança direcione sua atenção para o que há de novo no seu dia e a partir dos dois anos de idade, formar um script de sua rotina, sendo capaz de prever a sequência das atividades, de forma a se sentir mais segura.

Esta regularidade que a rotina insere nas nossas vidas é capaz de trazer benefícios tanto emocionais quanto físicos. Ter hora certa para se alimentar, dormir, trabalhar e praticar exercícios, por exemplo, é altamente recomendado e traz inúmeros benefícios à saúde. No Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, autores apresentam sugestões para a definição de guias alimentares para a população brasileira saudável, com objetivo de manutenção do peso e a prevenção de doenças, como o consumo de alimentos variados (grãos, legumes, vegetais folhosos e frutas) todos os dias, além da redução do açúcar, refrigerantes e sal.

Segundo o American College of Sports Medicine e a American Heart Association, é recomendado realizar exercícios cardiovasculares de intensidade moderada durante pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana ou realizar exercícios cardiovasculares de intensidade alta durante pelo menos 20 minutos por dia, três dias por semana, para manutenção da saúde e redução dos riscos de doenças crônicas.

Isso quer dizer que os exercícios, alimentação saudável entre outros hábitos também precisam ser incorporados à nossa rotina para que possamos desfrutar dos benefícios. Assim como tudo na vida, precisamos dar sequência, e para tal, é preciso ROTINA.

Incapazes de usar a rotina, perdemos a segurança necessária para criar e ser livre. É porque certas certezas existem que eu posso usar a minha mente para brincar, inventar, criar coisas novas. As rotinas geram confiabilidade no mundo que nos rodeia e permitem libertar nossa atenção para divagar por terras novas”. Anna Veronica Mautner, autora do livro “Cotidiano nas Entrelinhas” (ed. Ágora)

Rotinas podem e devem ser adaptadas de acordo com as suas necessidades em cada período. Rotinas sagradas impossibilitam mudanças, mas há uma diferença grande entre uma vida sem qualquer rotina e uma vida engessada por elas. Uma barra rígida sem ponto de apoio não pode ser uma alavanca. Experimente usar a rotina a seu favor, experimente sair dela de vez em quando, experimente reorganizá-la e descubra a beleza que ela pode ter.

“A ideia é a rotina do papel.

O céu é a rotina do edifício.

O inicio é a rotina do final.

A escolha é a rotina do gosto.

A rotina do espelho é o oposto.

A rotina do perfume é a lembrança.

O pé é a rotina da dança.

A rotina da garganta é o rock.

A rotina da mão é o toque.

Julieta é a rotina do queijo.

A rotina da boca é o desejo.

O vento é a rotina do assobio.

A rotina da pele é o arrepio.

A rotina do caminho é a direção.

A rotina do destino é a certeza.

Toda rotina tem sua beleza.”

O poema acima foi extraído de uma campanha publicitária criada para uma marca de cosméticos. Um exemplo de como a rotina pode ser bonita.

E não se esqueça, Bem-estar é uma questão de FEH – Foco, Equilíbrio e Harmonia! Se identificou com a nossa matéria? Deixe seu comentário aqui!

Perla D’Ornellas

Perla D’Ornellas é Educadora Física e certificada internacionalmente em Wellness & Health Coaching

Fontes:

Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira

Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares

O caráter revolucionário das rotinas

Minha rotina é meu relógio

http://www.acsm.org/AM/Template.cfm?Section=Home_Page&TEMPLATE=/C

Veja Também

  • Se você não pode vencer o estresse, junte-se a ele!Se você não pode vencer o estresse, junte-se a ele! Você conseguiria se imaginar estressado velejando nas Bahamas, desfrutando de uma bebida gelada e ouvindo o barulho das ondas batendo no barco? Acredite, é possível. Quando pensamos […]
  • 13 Dicas para uma vida menos estressante13 Dicas para uma vida menos estressante Como visto nessa postagem aqui, o estresse crônico pode ter efeitos nocivos para a nossa saúde. Sabemos também que dificilmente teremos uma vida livre de estresse (que dependendo da […]
  • Como anda o seu sonoComo anda o seu sono? Desde a era industrial, as horas de sono vêm diminuindo gradativamente e o descanso vem sendo reduzido em detrimento do "alto rendimento profissional", das tarefas diárias e do apelo […]

Comentários